A percepção dos professores da língua portuguesa acerca da educação inclusiva no IFPB Campus Guarabira
Sales, Isllayne Heloiza de Melo
Resumo
O presente artigo de pesquisa visa compreender a atual situação da Educação Especial e Educação Inclusiva na perspectiva da percepção dos professores acerca da educação inclusiva no IFPB. Sendo assim, torna-se relevante compreender como o processo de recepção, acolhimento, metodologia, ensino e aprendizagem desses alunos estão sendo compreendidos pelos profissionais do IFPB. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, através de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira, e a coleta de dados se deu através de entrevista. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de pesquisa por meio do qual foi possível identificar as percepções dos professores que atuam junto aos alunos com deficiência auditiva. Como principais resultados, foi possível identificar que, apesar do apoio oferecido pela instituição tais como: com matérias suficientes, salas especializadas, profissionais bem capacitados, seja os professores e os intérpretes, bem como a atuação fundamental do NAPNE - Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais, os entrevistados afirmam que muito ainda pode ser feito pela instituição, como por exemplo ampliar as salas de recursos, e fornecer materiais didáticos a esses alunos com deficiência, afim de, garantir não apenas o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas, também, o que realmente importa no processo inclusivo. Conclui-se que, apesar dos avanços nas metodologias e na oferta de ensino superior a pessoas com deficiência, ainda pode ser melhorada, com mais recursos, salas especializadas, e a capacitação dos profissionais da área, assim, afirma-se a necessidade de inclusão real desse indivíduo no meio social em que vive, garantindo seus plenos direitos a educação de qualidade e cidadania.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.