Fidelização de clientes à marca moto honda no brejo paraibano
Gouveia, Émerson Weslley Confessor de Sousa
Resumo
A fidelização de clientes é um processo considerado importante para as estratégias de marketing das empresas em busca de manter os clientes fiéis. O foco desse estudo são os clientes da Moto Honda de segunda compra do município de Pilões-PB. Nesse contexto, definiu-se como objetivo de analisar os motivos que determinam e influenciam na decisão dos clientes a fidelização com as motocicletas da marca Moto Honda. Para tanto, em termos de aspectos metodológicos, caracteriza-se quanto à abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário composto de 17 perguntas com 140 clientes moto Honda de segunda compra. Tendo em vista, a complementação dos dados que foram coletados em campo, aplicou-se um questionário com quatro perguntas abertas e semiestruturadas com os Agentes da Concessionária Honda local, afim de conhecer o perfil da marca e quais as estratégias são utilizada para manter os clientes fiéis. A análise dos resultados utilizou a escala de Likert sendo feito o cálculo do Ranking Médio. Na amostra analisada dos 140 participantes da pesquisa, 94,29% são do sexo masculino e 5,70% do sexo feminino, distribuídos em uma faixa etária variando entre 18 anos e mais de 57 anos, sendo 44, 29% entre 18 e 27 anos.Resultados obtidos conforme a análise da escala de Likert, o ranking médio apresentou os valores variaram de forma geral entre 3 (regular) e 5 (excelente), com predominância de 4(bom), esses dados confirmaram o grau de satisfação, comprovando a fidelização dos clientes entrevistados com a marca moto Honda. Comprovou-se que as estratégias utilizadas como a facilidade de pagamento, status que representa a marca moto Honda, além da qualidade dos produtos e motor, representam os principais fatores que satisfazem os clientes e os tornam fidelizados.
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