Percepção dos discentes sobre a qualidade no serviço público de educação em uma escola estadual de Alagoa Nova - PB

Souza, Moaci Arnaldo De

Resumo

A reforma gerencial da Administração Pública tem como alguns de seus princípios, o foco no cliente/usuário, a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Contudo, por vezes, tais premissas não são obedecidas, inclusive em serviços de educação, como pode ser comprovado em relatório de auditoria do Tribunal de Constas do Estado da Paraíba, em 2013. Considerando que os discentes são os principais usuários de tais serviços, cabe uma reflexão acerca das suas expectativas em relação à qualidade no serviço público educacional, de modo a entender se a qualidade percebida corresponde ao esperado, bem como, identificar as potencialidades e pontos críticos dessa área. Para tanto, objetivou-se analisar a qualidade dos serviços educacionais prestados pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho sob a ótica da expectativa versus percepção dos discentes. Nesse intento, empreendeu-se uma metodologia baseada em revisão de literatura e estudo de caso, com aplicação de questionários in loco, junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio da instituição, matriculados no ano letivo 2018. Os resultados apontaram que, a qualidade nos serviços educacionais ofertados pela escola em estudo estão abaixo expectativas dos discentes, e demanda iniciativas estatais e institucionais, no sentido de, a partir das potencialidades observadas, otimizar a eficiência dos seus serviços, aumentar a satisfação dos estudantes e, consequentemente, seu rendimento e sucesso educacional.

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