A eficiência e efetividade da administração pública municipal através das boas práticas de gestão de projetos: um estudo no município de Araruna – PB

Gomes, Edna Fagna Trindade
Léllis, Jimmy de Almeida

Resumo

O gerenciamento de projetos se apresenta como uma área de conhecimento bastante recente, atualmente considerada por muitas organizações como uma atividade importante na alavancagem de resultados. Assim sendo, o estudo buscou analisar o nível de utilização das boas práticas de gestão de projetos no município de Araruna-PB e como estas podem contribuir no alcance de resultados satisfatórios na gestão pública. A pesquisa foi realizada na Prefeitura Municipal de Araruna-PB, e buscou responder a seguinte indagação: como o município de Araruna-PB aplica o gerenciamento de projetos em suas políticas públicas, buscando reconhecer as boas práticas que colaborem com a eficiência e efetividade da atuação da Administração Pública Municipal? Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar as boas práticas de gestão de projetos nas políticas públicas do município de Araruna-PB, elaborando Plano de Projeto para implementação de melhorias necessárias, buscando contribuir com a gestão municipal e com a sociedade a partir do conhecimento adquirido ao longo do curso de especialização em gestão pública, assim sendo, a gestão de projetos se apresenta como um instrumento para oferecer os meios e caminhos necessários para atingir a efetividade da gestão, a economicidade dos recursos e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Referente a metodologia, a pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como descritivo e explicativo, consoante aos procedimentos técnicos a pesquisa é de cunho bibliográfico, de campo e estudo de caso com uso do método indutivo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário fechado aplicado em contato direto com o gestor municipal da organização estudada. Os resultados alcançados indicaram que a organização se apóia na teoria a gestão de projetos, mas na prática não é da mesma forma, é uma organização informal, verificou-se uma maior necessidade de melhoramento das seguintes áreas de apoio gerencial (14), gestão informal de processos (19) e excelência comportamental (19), sendo estas as que apresentaram os menores escores.

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