As relações entre o uso de tecnologias da informação e comunicação em diferentes dimensões do estresse

Cruz, Fabiana Faustino da
Sarmet, Maurício Miranda

Resumo

O estresse ocupacional em professores da EaD relacionado ao uso de novas tecnologias é uma temática que vem sendo discutida no meio acadêmico e, merece destaque por incidir diretamente na saúde e atuação destes profissionais. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar o impacto do uso de tais tecnologias por docentes de EaD na percepção de estresse ocupacional. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa empírica, do tipo exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, cujo instrumento de pesquisa utilizado foi materializado por um formulário eletrônico de pesquisa construído a partir dos Questionários sociodemográfico e laboral e da Escala de Tecnoestresse e Escala de Estresse no Trabalho no Trabalho (ETT). Os resultados da pesquisa apontam para uma significativa predisposição dos respondentes às reações associadas aos estressores de natureza emocional, tais como: tensão, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, raiva, entre outros. No entanto, foi possível identificar um baixo nível de tecnoestresse e estresse no trabalho entre os professores pesquisados.

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