A percepção de inclusão de pessoas com deficiência em uma Instituição de Ensino no Município de Itaporanga: um diagnóstico a partir da visão dos discentes, técnicos e docentes.

Farias, ScillaGabel de Sousa
Ribeiro Júnior, Giorgione Mendes

Resumo

Este trabalho procurou verificar como os membros da comunidade acadêmica de uma instituição de ensino técnico e tecnológico da cidade de Itaporanga – PB percebiam as dimensões da acessibilidade (atitudinal, metodológica, programática,arquitetônica, comunicacional e instrumental) e por consequência a inclusão de alunos com deficiência. O estudo se utilizou de livros e artigos científicos, além de técnicas de coleta de dados como a pesquisa direta assistemática e o questionário enviados para o público universo da pesquisa. Como resultados os discentes, docentes e técnicos administrativos mostraram que desconhecem ou que inexistem ações em uma série de dimensões, porém foi possível perceber que em algumas outras dimensões há percepções bastante positivas acerca da acessibilidade. O estudo demonstrou que apesar de alguns pontos centrais da inclusão estarem sendo percebidos de forma favorável, outros precisam ser mais trabalhados pois sequer são de conhecimento de dos membros da Instituição. Conclui-se que a percepção de todos ainda é muito difusa, não se podendo falar se é favorável ou desfavorável dadas as diferenças numéricas entre as dimensões e dentre as próprias classes de sujeitos (professores, técnicos e discentes).

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