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dc.contributor.authorSantos, Adelice da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-28T13:09:57Z-
dc.date.available2019-08-28T13:09:57Z-
dc.date.issued2018-11-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/901-
dc.description.abstractO atual cenário organizacional, seja ele público ou privado, caracteriza-se por constantes mudanças, exigindo novas formas de atuação e posicionamento estratégico e tornando pertinente a adoção de estruturas flexíveis, que possibilitem a participação de todos na tomada de decisão. Para tal, é imprescindível promover uma cultura organizacional que encoraje a gestão participativa, podendo dar-se através do empoderamento, ou seja, da descentralização do poder do topo da hierarquia aos colaboradores. Assim, este trabalho teve como objetivo geral caracterizar como a cultura organizacional impacta na prática do empoderamento nas organizações públicas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com amostra de 14 respondentes de uma população de 17 servidores técnicos administrativos de uma escola pública, utilizando-se de um questionário constituído pelas questões do IBACO resumido e pelas de percepções de empoderamento de Castelo (2012), bem como de entrevistas e da observação participante.Os resultadosapontam pouca flexibilização da cultura organizacional vigente, assim como a exigência da adequação dos servidores à realidade institucional. No processo de empoderamento proporciona-se mínima preparação às partes envolvidas e busca-se compatibilizar os objetivos, não sendo possível os organizacionais prevalecem. Constatou-se, também, significativa participação dos servidores no processo decisório, embora o comprometimento e a motivação sejam minimizados pela escassez de recompensas e capacitações percebidas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectOrganizações Públicaspt_BR
dc.subjectServidor Públicopt_BR
dc.titleOs impactos da cultura organizacional na percepção de empoderamento em organizações públicas: um estudo de caso numa escola pública em Junco do Seridó/PBpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryARTIGO - Especialização em Gestão Públicapt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPB - Instituto Federal da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública (EaD/UAB)

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