Desafios da gestão escolar : experiência na comunidade quilombola

Avelino, Nathalia da Nóbrega Medeiros

Resumo

O papel do gestor é fundamental na busca da qualidade educacional e o envolvimento da comunidade escolar nesse processo é de suma importância para desenvolver educação inovadora e os possíveis caminhos para transformação social, no qual os princípios de solidariedade, igualdade e justiça social sejam realidade para todos. Este artigo tem como objetivo descrever desafios enfrentados por gestores na promoção de educação com alto nível de qualidade, participativa e democrática numa comunidade quilombola. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo consistiu em uma pesquisa exploratória qualitativa com procedimentos bibliográficos acerca do tema proposto. A sua realização justifica-se por verificar dificuldades enfrentadas por gestores na promoção de uma educação pública de qualidade e pela necessidade de superação das contradições existentes entre o discurso e a prática da gestão escolar. Observando o trabalho desenvolvido pela a escola, durante o ano letivo, metas são propostas para fortalecer o convívio e superar os problemas do ano anterior, tais como: o alto índice de reprovação, o preconceito racial, escassez da família na escola, com ações de intervenção viabilizadas e realizadas através do trabalho conjunto, participativo, onde todos se organizam para fazer o seu melhor e desenvolver o melhor para os estudantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.