Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUSA, Elayne Bernardino
dc.contributor.authorLLARENA, Marco Antonio de Almeida
dc.date.accessioned2015-10-21T12:47:39Z
dc.date.available2015-10-21T12:47:39Z
dc.date.issued2015-07-01
dc.identifier.issn1517-0306
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/206
dc.description.abstractA preocupação com a Educação Ambiental (EA) tem incentivado diversos estudiosos de diferentes áreas a contemplarem esse tema e a desenvolverem novas perspectivas sobre ele. Muitos autores a relacionava somente com a preservação e ações conservacionistas do meio ambiente, mas sua dimensão vai além, a exemplo da própria interação entre os sujeitos como uma dessas propostas. Nesse sentido, este artigo é resultado de um projeto do programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PIBICT). O objetivo deste trabalho é identificar a importância da EA no processo de construção e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Princesa Isabel – PB. A metodologia se fez por meio de entrevistas e aplicação de questionários, além de análise documental do PPP existente, do regimento escolar, do plano de desenvolvimento da escola, do projeto Selo Verde na Escola: pensar, sentir e agir e do Projeto COM-VIDA. Ademais, as observações/conversas informais durante os contatos com a escola e seus atores sociais também foram valorizadas. Os resultados da pesquisa mostraram que as escolas municipais urbanas de Princesa Isabel ainda estão atreladas a uma visão reducionista da temática ambiental, pois não conseguem, ainda, identificar a EA como um processo amplo, em que a relação sociedade/natureza está presente, tendo muitas vezes a percepção de conscientização à preservação ao meio ambiente, mas não priorizam as interações entre os sujeitos e destes com o meio por meio de atividades cotidianas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherIFPBpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectPrincesa Isabel – PBpt_BR
dc.titleA importância da educação ambiental no processo de construção e execução de projeto político pedagógico em escolas municipais de Princesa Isabel - PBpt_BR
dc.typearticlept_BR
ifpb.abnt.fascicle1pt_BR
ifpb.abnt.localJoão Pessoapt_BR
ifpb.abnt.pages72-77pt_BR
ifpb.abnt.volume26pt_BR
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File SizeFormat 
57-113-2-PB.pdf318.36 kBAdobe PDFView/Open