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dc.contributor.authorBastos, Silvia Helena Valente-
dc.date.accessioned2020-09-10T17:55:23Z-
dc.date.available2020-09-10T17:55:23Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1007-
dc.description.abstractO estilo de vida contemporâneo é marcado por hábitos alimentares não saudáveis, fator de risco para ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Estudos apontam a alta prevalência do excesso de peso e obesidade na adolescência e consideram que práticas e hábitos estabelecidos nesta fase são determinantes para a condição de saúde na vida adulta. Desta forma, este momento é ideal para o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e o ambiente escolar é espaço propício para implementação de ações educativas de promoção a alimentação saudável, possibilitando a aprendizagem dos princípios gerais da alimentação e nutrição, atuando na orientação de comportamentos específicos e estimulando a autonomia para realização de escolhas conscientes. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições da Educação Alimentar e Nutricional através do ensino da fisiologia humana para a promoção da alimentação saudável no ensino técnico integrado ao médio de controle ambiental. A presente pesquisa, do tipo descritiva, classificada como pré-experimental e com abordagem quantiqualitativa foi realizada com 4 professores de biologia do Ensino Técnico Integrado (ETIN) e 22 estudantes do 3° ano do ETIN em controle ambiental, ambos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa através do uso de questionários mistos contendo questões abertas e fechadas. Para atingir seus objetivos o estudo foi dividido em três etapas: diagnóstico, intervenção e avaliação. O diagnóstico trouxe elementos para o planejamento das ações de EAN, a fim de considerar a realidade, interesses e expectativas do público-alvo. A intervenção, realizada em 5 encontros, permitiu construir conhecimentos sobre alimentação saudável e sua relação com a fisiologia humana, atividade física e meio ambiente. Ao passo que a avaliação possibilitou identificar quais foram as contribuições trazidas pela EAN. A análise dos dados quantitativos foi realizada pelo software SPSS, ao passo que os qualitativos consideraram a análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados das etapas subsidiaram a construção dos produtos educacionais, o e-book “Educação Alimentar e Nutricional: Instrumento Norteador para o Desenvolvimento de Ações com Adolescentes” e o “Fisio&Food: um aplicativo educacional para promover a alimentação saudável e auxiliar no ensino da fisiologia humana”. Como resultados percebeu-se a ampliação de conhecimentos sobre alimentação saudável, intenção ou modificação de práticas alimentares e maior compreensão de como escolhas alimentares afetam o corpo humano e o meio ambiente. Foi possível concluir que é relevante abordar esta temática no currículo integrado para promoção da saúde e para o processo de ensino e aprendizagem, apesar dos resultados satisfatórios, sabe-se que este foi apenas o start para impulsionar a abordagem desta temática em sala de aula como tema transversal de forma permanente e contínua.pt_BR
dc.subjectEducação Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectAlimentação Saudávelpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.titleDa fisiologia humana à educação alimentar e nutricional : práticas educativas para promoção da alimentação saudável no instituto federal da Paraíbapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertaçãopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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