Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Niedja de Freitas-
dc.date.accessioned2020-09-15T18:29:43Z-
dc.date.available2020-09-15T18:29:43Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1008-
dc.description.abstractO presente estudo versa acerca da presença feminina no contexto da educação profissional, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, a partir da análise dos sentidos e desafios relacionados à condição de gênero na referida modalidade de ensino. A partir da compreensão de que a construção social do papel da mulher na sociedade, moldada culturalmente ao longo da história, resultou na naturalização das desigualdades fundamentadas no gênero, torna-se imperioso destacar o papel da escola dentro desse contexto, em especial, quando se trata de cursos de educação profissional, modalidade de ensino diretamente relacionada à preparação para o ingresso no mundo do trabalho. Diante desses fenômenos, tem-se por objetivo geral de pesquisa investigar os sentidos e desafios da formação profissional feminina em cursos majoritariamente ocupados por homens, tendo como lócus de pesquisa o curso técnico em mecânica, subsequente ao ensino médio, do IFPB - Campus João Pessoa. O embasamento teórico-metodológico deste estudo está pautado no construcionismo social. Do ponto de vista da abordagem do problema, o presente estudo classifica-se como quantiqualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário e a entrevista semiestruturada. São participantes do presente estudo discentes do curso técnico em mecânica, subsequente ao ensino médio, do IFPB - Campus João Pessoa. A partir da utilização dos instrumentos mencionados, é averiguada a percepção sobre desigualdade de gênero dos discentes do referido curso, que responderam ao questionário aplicado, bem como é investigada a produção de sentidos enunciados por meio dos discursos das discentes do sexo feminino.pt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectDesigualdade de Gêneropt_BR
dc.subjectPresença Femininapt_BR
dc.titleConvidadas a sair?" sentidos e desafios da participação feminina no contexto da educação profissionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertaçãopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Files in This Item:
File SizeFormat 
DISSERTAÇÃO NIEDJA PARA PUBLICAÇÃO (1).pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open