Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPenha, Jonas Marques da-
dc.date.accessioned2020-09-15T18:41:03Z-
dc.date.available2020-09-15T18:41:03Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1009-
dc.description.abstractEste estudo tem como objeto o letramento cartográfico de estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações (CTIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande, Paraíba. A escolha do público deu-se pela relevância dos estudos cartográficos para a formação dos técnicos em edificações, gentes que lidam profissionalmente e de forma direta com a modificação dos espaços, dos lugares. A premissa para esta pesquisa emergiu, principalmente, das observações, leituras e inquietações socializadas no cotidiano do exercício docente em Geografia e de resultados de estudos que se ocupam em analisar relações de ensino-aprendizagem de estudantes do ensino básico com a Cartografia escolar. Diante da importância da mediação com auxílio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no processo de ensino aprendizagem e da presença cada vez mais precoce desses recursos na dinâmica cotidiana dos estudantes, neste trabalho, objetivou-se desenvolver um BlogQuest de Cartografia na perspectiva do letramento cartográfico dos discentes. Ou seja, um conjunto de ferramentas digitais, como mídias, aplicativos e sites, convergindo de forma didática em um espaço virtual de estudo. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, classificada como levantamento de campo e de abordagem quantitativa. Trabalhamos com o universo dos discentes do 2º ano do CTIE – IFPB, Campina Grande, Paraíba. E, como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário estruturado com questões objetivas de “sim” ou “não” e de múltipla escolha. A partir de análises simples e cruzadas dos dados, pudemos inferir que os investigados, voluntários da pesquisa, apresentam acentuadas dificuldades em relação aos conhecimentos cartográficos, tanto na compreensão como na generalização de conceitos. Os dados da pesquisa subsidiaram-nos na elaboramos de um produto educacional, BlogQuest de Cartografia, na perspectiva do ensino integrado, politécnico e onilateral. Desse modo, sua estruturação foi norteada pela Pedagogia Crítica do Lugar (PCL) e pela metodologia da. Webquest Na esperança do melhoramento do material produzido, o BlogQuest foi submetido a uma comissão de especialistas para avaliação da sua aplicabilidade no público-alvo deste estudo. O produto educacional será disponibilizado na rede mundial de Internet, ficando acessível para o desenvolvimento de suas atividades, podendo ser utilizado na práxis docente, assim como explorado voluntariamente por estudantes, profissionais da educação e curiosos no assunto. Isto posto, vislumbra-se a educação enquanto processo de transformação social a partir da elevação do nível intelectual e crítico dos membros da sociedade.pt_BR
dc.subjectLetramento Cartográficopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectPedagogia Crítica de Lugarpt_BR
dc.titleDa Lousa à Tela, da Trena oo Clique: Letramento Cartográfico no Ensino Médio Integradopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertaçãopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Files in This Item:
File SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_VERSÃO FINAL_Jonas Marques da Penha.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open