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dc.contributor.authorSilva, Isa Franciele Mendes da-
dc.date.accessioned2021-02-24T11:27:35Z-
dc.date.available2021-02-24T11:27:35Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1146-
dc.description.abstractEste trabalho tece considerações sobre como o letramento é enfocado pelo programa “Conta Pra Mim”, do MEC. Para tanto, a pesquisa objetiva investigar dentro do documento “Conta pra Mim: guia de literacia familiar” (BRASIL, 2019) o apagamento do conceito de letramento, observando como essa política de alfabetização se desenvolve desconsiderando tal conceito e seus estudos desenvolvidos no Brasil. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, de caráter interpretativo e crítico para a análise do documento. Como aporte teórico, seguiram-se as contribuições de Soares (2020), Bunzen (2019), Zen (2018) e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2017). Percebeu-se que o termo letramento foi apagado do documento por causa de uma questão política por parte de seus idealizadores, que preferiram utilizar um termo importado europeu, e não utilizar o termo adotado no Brasil “letramento”, excluindo pesquisas, estudos, produções científicas de anos, como também não havendo espaço para o surdo, pois o que se aborda é a interação oral entre pais e filhos com a literacia familiar, ou seja, a oralização.pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteráciapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Conta Pra Mimpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleLetramento e inclusão do sujeito surdo: uma análise do programa “conta pra mim”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD