Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Micaely Honório da-
dc.date.accessioned2021-03-08T16:12:36Z-
dc.date.available2021-03-08T16:12:36Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1148-
dc.description.abstractObjetiva-se neste trabalho analisar a contribuição dos gêneros textuais para o desenvolvimento do aluno surdo em língua portuguesa e conhecer a importância dos gêneros como objeto de estudo em sala de aula. Foi realizada, para obtenção dos objetivos, uma pesquisa bibliográfica, apresentando a relevância do estudo do texto para desenvolvimento do aluno surdo em sala de aula por meio do ensino de gêneros textuais. Dos autores estudados, destacam-se Borges (2002) que, numa perspectiva bakhtiniana, entende os gêneros como tipos relativamente estáveis, realizando-se através de situações de comunicação; Matêncio (2008), que faz referência a pesquisadores e professores, mostrando como é importante que eles trabalhem os “conhecimentos prévios”; Dell’Isola (2009), que mostra que a adequação de um texto requer que se considere a atividade social, intelectual na qual o texto é inserido; Almeida (2006) que mostra a proposta bilíngue, reconhecendo o direito linguístico do indivíduo surdo e a linguagem se fazendo parte de um cenário central na imaginação e formação de conceitos escolares pelo aluno; por fim, Barros (2015), o qual mostra a necessidade e os propósitos comunicativos que derivam da utilização da língua por parte dos alunos surdos. Conclui-se que os gêneros textuais servem de apoio para obtenção de conhecimento por parte do aluno surdo e do ouvinte, mostrando que existe uma relação entre os gêneros textuais e a aprendizagem, fazendo ressalvas às dificuldades que os alunos surdos encontram em relação ao texto escrito.pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA importância dos gêneros textuais para o desenvolvimento do aluno surdo em língua portuguesapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD