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dc.contributor.authorSeverino, Lucimere Silva-
dc.date.accessioned2021-03-08T16:18:00Z-
dc.date.available2021-03-08T16:18:00Z-
dc.date.issued2021-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1149-
dc.description.abstractO comportamento do consumidor, com base no desejo e na necessidade é um fator que influencia na realização das compras, pois muitos são os estímulos enviados para o cérebro para realizar determinadas compras, mesmo não possuindo recursos financeiros necessários. Diante desse contexto de que o comportamento de consumo é influenciado por muitos fatores inconscientes, é importante compreender como ocorre as escolhas financeiras, que é âmbito de estudo das Finanças Comportamentais. Para essa teoria, as decisões dos indivíduos não são estritamente racionais, mas influenciadas por seus sentimentos e emoções, conforme ele recebe informações. Nesse contexto, há um interesse voltado para o consumo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) diante da evidência da utilização na vida cotidiana. As TIC, tais como, computador, smartphones, consoles, tablets, correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Este estudo teve como objetivo analisar a influência de aspectos cognitivos no padrão comportamental financeiro de consumidores de tecnologia. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado, ele foi dividido em 5 partes: 1) Perfil Socioeconômico; 2) Atitude/Comportamento De Compra; 3) Planejamento e Controle Financeiro; 4) Conhecimento Financeiro; e 5) Perfil De Atividade, aplicada para 50 respondentes. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes eram do gênero feminino, com idade entre 24 a 29 anos, solteira, com ensino médio completo, exercendo uma atividade formal, com carteira assinada, atuando no segmento de Telecom / Telecomunicações, com moradia própria e com atividade renumerada de até 2 salários mínimos. Por fim, conclui-se que por mais que as variáveis de gêneros, idade, escolaridade e renda estejam presente em estudos relacionados ao endividamento, nota-se que o presente estudo ao analisar os produtos de tecnologia, não levam a maior parte dos respondentes ao endividamento.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConsumidor de tecnologiapt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectPadrões cognitivospt_BR
dc.titleA Influência de aspectos comportamentais no consumo e endividamento de consumidores de tecnologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPB - JPpt_BR
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