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dc.contributor.authorAgra, Kiarelli Otoni Almeida-
dc.date.accessioned2021-03-08T16:37:29Z-
dc.date.available2021-03-08T16:37:29Z-
dc.date.issued2021-01-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1151-
dc.description.abstractO ambiente escolar, no contexto da educação profissional e tecnológica, é um espaço favorável à ocorrência de acidentes e situações de mal-estar com os estudantes, em decorrência das atividades práticas e pedagógicas realizadas nos espaços laboratoriais, além dos aspectos comportamentais desses indivíduos. Assim, o objetivo da pesquisa consiste em analisar o contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, evidenciando as necessidades de formação continuada em primeiros socorros para docentes da instituição. Quanto ao aspecto metodológico, o estudo apresenta uma natureza de caráter exploratório, de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Após levantamento bibliográfico e análise documental da Lei nº 13.772/2018 (Lei Lucas) e dos mapas de riscos dos ambientes de ensino do Campus João Pessoa, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada e questionário online quantiqualitativo com os docentes lotados na Instituição. Os principais resultados foram organizados na perspectiva de três categorias temáticas relacionadas à saúde na escola: primeiros socorros; medidas preventivas; e necessidades de formação de professores. Os achados empíricos comprovaram a ocorrência de acidentes - no contexto de ensino vivenciado no Instituto - e as inseguranças dos docentes em realizar os cuidados básicos de primeiros socorros com as vítimas, além das dificuldades de compreensão sobre as medidas preventivas cabíveis para a identificação dos riscos, culminando no levantamento das necessidades de formação desses profissionais no que tange às ações de prevenção e promoção à saúde. Tal investigação suscitou o desenvolvimento de um produto educacional que dispõe sobre um Projeto Pedagógico de Curso para Formação Continuada de Professores, do quadro do Campus João Pessoa, no âmbito das noções básicas em Primeiros Socorros. Este material educativo foi submetido à especialistas para avaliação da viabilidade e aplicabilidade do seu teor. Conclui-se que a análise do contexto de ensino da Instituição evidenciou a incidência de acidentes, o despreparo dos profissionais da educação para atuarem nessas circunstâncias, o desconhecimento da política pública “Lei Lucas” por parte dos professores do Campus João Pessoa e a necessidade de se difundir a respeito das medidas preventivas primordiais para a prevenção e promoção à saúde da comunidade escolar. Recomenda-se a implementação e execução - na Instituição - de um curso formativo para os professores, baseado no projeto pedagógico de curso proposto pela pesquisa, de modo a atender, na prática, às necessidades de formação dos profissionais da educação em noções de primeiros socorros.pt_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectMedidas Preventivaspt_BR
dc.subjectMapas de Riscospt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLei Lucaspt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.title“Socorro, professor!” : necessidades de formação continuada em primeiros socorros no contexto da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertaçãopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT