Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCUSTÓDIO, Francinaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-08T19:02:08Z-
dc.date.available2021-03-08T19:02:08Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1158-
dc.description.abstractObjetivamos discutir como o livro didático da escola pública é constituído em termos imagéticos quanto a negritude. A razão da discussão do livro em questão é por fazer parte das coleções língua inglesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos em grande escala para o Ensino Médio das escolas públicas. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa fundamentada nos estudos do Letramento Crítico (STREET, 1995), Multiletramentos (ROJO, 2009), Multimodalidade (SILVINO, 2014) e Letramento Visual (STOKES, 2002) que nos possibilita discutir os textos imagéticos como produtos providos de significados e dentro um contexto social, político e cultural. Por fim, discorremos como os códigos visuais colaboram nas práticas discursivas sociais. Percebemos, através deste trabalho, que as imagens ratificam preconceitos e estereótipos, entretanto ressaltamos a importância de explorar a produções de sentidos que o texto visual possibilita dentro de um contexto social, pois o letramento visual consiste em exercer a cidadania, possibilitando aos indivíduos participação social.pt_BR
dc.subject1 Livro Didático de Língua Inglesa; 2 Letramento Crítico; 3 Imagens; 4 Negritude; 5 Multiletramentos.pt_BR
dc.titleA REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês e Espanhol

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC com ficha catalográfica - Francinaldo dos Santos Custódio.pdf724,95 kBAdobe PDFView/Open