Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Joseilson Trajano de-
dc.date.accessioned2021-04-06T23:11:31Z-
dc.date.available2021-04-06T23:11:31Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1203-
dc.description.abstract: Este trabalho tem por objetivo geral apresentar as possibilidades e benefícios do uso das TDICs e suas ferramentas, em sala de aula, para inclusão de alunos surdos. As tecnologias fornecem recursos adequados à diversidade necessária de cada aluno, oportunizando que o professor apresente de forma diferente as informações, melhorando o processo de ensino aprendizagem, pois criam ambientes virtuais, colaborando para a assimilação dos conteúdos. O auxílio das tecnologias digitais e a internet são formas de atrair a atenção dos alunos surdos para o desenvolvimento de habilidades no sentido de captar informação mais rápida. A problemática, desse trabalho, surgiu da indagação: como as TDICs podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa destinado a alunos surdos? A justificativa da escolha dessa temática foi a necessidade de mudanças na construção de um ensino de Língua Portuguesa inclusivo para alunos surdos para que eles compreendam os saberes necessários através de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, por tratar de estudos realizados por meio de livros, texto escrito e digital acadêmicos. Assim, este artigo foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a fim de alcançar o objetivo proposto acima, na perspectiva do uso da tecnologia das TDICs no ensino de Língua Portuguesa para surdos, dentre essas, podemos citar o gênero resenha que já se apresenta com frequência em forma de vídeo. Para suporte destacamos autores como: Pereira (2011), Matos (2011), Araújo (2013), Rojo e Moura (2012) entre outras que embasam a temática. O resultado desse estudo aponta que o ensino aplicado através dessa tecnologia promove melhorias fazendo com que os alunos adquiram mais aprendizado, pois as TDICs são ferramentas que auxiliam em diversos meios nos quais há uma união entre sons, imagens, texto e interatividade, desenvolvendo, assim, as suas criatividades. Além disso, o uso desses instrumentos facilita o ensino, proporcionando novas condições para o trabalho em sala.pt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa para alunos surdos por meio das tdicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD

Files in This Item:
File SizeFormat 
O ensino de lp p alunos surdos por meio das tdics - Joeilson T. de Souza.pdf592,49 kBAdobe PDFView/Open