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dc.contributor.authorDias, Iara de Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-06T23:21:09Z-
dc.date.available2021-04-06T23:21:09Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1207-
dc.description.abstractO processo de inserção do surdo em sociedade como sujeito bilíngue tornou-se um tema de grande relevância atualmente. Tendo em vista que a língua portuguesa no Brasil é vista como segunda língua para surdos são necessárias metodologias que facilitem esse processo de aquisição da L2. Partindo das contribuições de ROJO (2012), NOGUEIRA (2017), ÁVILA-NÓBREGA (2014), SCHWARZBOLD (2011) dentre outros, o uso dos multiletramentos como ferramenta de ensino de leitura em língua portuguesa para surdos tem sido de muita eficácia. O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a proposta tradicional de ensino de língua portuguesa para pessoas surdas apresentando uma forma alternativa para o uso dos multiletramentos como ferramenta de ensino para desenvolver a leitura em alunos surdos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o procedimento dedutivo monográfico de natureza bibliográfica exploratória – descritiva. Para resposta às inquietações, foi empregado o procedimento metodológico de investigação qualitativa. Diante desses estudos, verifica-se a importância dos multiletramentos como prática de ensino de leitura em língua portuguesa para alunos surdos, uma vez que essas práticas mobilizam textos híbridos, muitos com apelo visual, facilitando o envolvimento do surdo com a leitura.pt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleMultiletramentos: uma perspectiva para o ensino de leitura para surdospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD