Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Jaberly Teixeira da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-06T23:28:39Z-
dc.date.available2021-04-06T23:28:39Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1210-
dc.description.abstractCompreender as especificidades linguísticas do surdo é imprescindível para ensinar-lhe a modalidade escrita da língua portuguesa. Por isso, esse trabalho objetiva compreender como os textos multimodais podem contribuir para desenvolver o letramento do surdo. Essa pesquisa perpassa o entendimento da definição de letramento, assim como o entendimento das especificidades linguísticas do surdo e de sua língua, a Libras e, sobretudo, a importância de textos multimodais para o ensino do surdo. Para isso, selecionamos o artigo de Pereira e Karnopp (2003) que elucida a questão do ensino de Língua ser centrada em vocábulos isolados e não no contexto, o artigo de Fernandes (2006) que ressalta a realidade de o ensino ser baseados em interações oralizadas, fato que a autora diz que o surdo fica em desvantagem e Ferraz (2011) com sua pesquisa da multimodalidade no ensino de português como segunda língua. Além disso, consideraremos os estudos de Kleiman (2007) por contribuírem com a compreensão do que é letramento. A articulação entre as leituras realizadas e o tema em questão nos levam a verificar que o surdo percebe o mundo de forma visual, portanto, para seu ensino, é necessário o uso de textos multimodais, por abranger não apenas o signo verbal, mas também, várias formas de linguagem, como a não verbal, que contribui para desenvolver a competência linguística do surdo.pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTextos multimodaispt_BR
dc.titleO uso de textos multimodais para o letramento de alunos surdospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD