Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Rerilene Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-04-06T23:34:28Z-
dc.date.available2021-04-06T23:34:28Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1212-
dc.description.abstractO presente trabalho busca apresentar uma proposta de material, com foco nos recursos educacionais do material “Ideias para ensinar português para surdos” de Quadros e Schmiedt (2006), especificamente no eixo leitura, tendo como base uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Percebe-se que os materiais didáticos dirigidos à comunidade surda, quando existentes, não atendem ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da língua portuguesa, visto que eles pressupõem categorias e aspectos distintos daqueles endereçados aos alunos ouvintes. Assim, pretende-se refletir quanto à produção de material e ações educativas para alunos surdos, nomeados recursos didático-pedagógicos, tendo como base teórica Salles, Faustich e Carvalho (2004), Quadros e Karnopp (2004), Torres, Mazzoni e Mello(2007), Brasil (2005), Vygotsky (1997) e Alves (2003), Ferreiro. Para refletir sobre as especificidades desse alunado, faz-se necessário o contato com pesquisas sobre educação bilíngue para surdos e o desenvolvimento de metodologias visuais, a fim de aplicá-las no cotidiano escolar bem como a utilização de recursos educacionais que estimulem a aquisição da língua portuguesa como segunda língua. Pretende-se que este artigo suscite a discussão e a construção de conhecimento sobre novas metodologias e estratégias didáticas.pt_BR
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleRecursos educacionais para ensino de língua portuguesa na modalidade escrita para surdos no eixo leiturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD