Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gleydson Luiz Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T11:57:26Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T11:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1269 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de educandos com deficiência nas escolas públicas brasileiras têm levado muitos educadores a buscarem compreender sobre o papel do atendimento especializado. Nessa perspectiva, a Sala de Recursos Multifuncionais-SRM onde é realizado o atendimento em Libras, tem por finalidade complementar a aprendizagem dos alunos surdos, de acordo com as políticas públicas de organização e funcionamento desta sala inclusiva. O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a relevância do Atendimento Educacional Especializado-AEE para o educando surdo no processo de ensino e aprendizagem. Diante do tema, surge a seguinte problematização: Qual a relevância do atendimento especializado para o aluno com surdez inserido na Sala de Recursos Multifuncionais? Nessa perspectiva, buscam-se respostas para tal questionamento no decorrer da pesquisa. Com isso, esta pesquisa científica está embasada na sua literatura bibliográfica com autores que dão ênfase a inclusão, as políticas públicas de inclusão, salas de recursos multifuncionais, atendimento educacional especializado e o processo metodológico de ensino, como: Alves (2006), Brasil (2005, 2011, 2015), Damázio (2007), Mantoan (2003), Mittler (2003). Os resultados apresentados mostraram de forma expressiva a importância da participação ativa do educando surdo durante o atendimento em Libras como L1 e a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 na modalidade escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir no meio acadêmico científico para aprofundamento e discussão sobre o assunto, como também, para os profissionais que atuam na SRM das escolas brasileiras. | pt_BR |
dc.subject | SRM. AEE. Educando Surdo. Relevância. Ensino. | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DA LIBRAS PARA SURDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AEE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de LIBRAS EAD |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
O ENSINO DA LIBRAS PARA SURDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AEE-Gleydson Luiz Alves da Silva.pdf | 341,46 kB | Adobe PDF | View/Open |