Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Gerlândia Leonidas Batista-
dc.date.accessioned2021-05-24T12:42:10Z-
dc.date.available2021-05-24T12:42:10Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1289-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou trazer discursões sobre as contribuições do brincar na Educação Infantil para a aprendizagem de crianças surdas, e tem como objetivo investigar a importância do brincar como recurso para o ensino e aprendizagem da criança surda na Educação Infantil. Para tanto, no intuito de compreender a importância da brincadeira para o processo de ensino e aprendizagem da criança surda, intencionamos, mais especificamente i) investigar o que dizem as publicações sobre o brincar como recurso metodológico para o trabalho com Libras na Educação Infantil; ii) analisar como o brincar pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Libras por crianças surdas na Educação Infantil. Para dar conta da pesquisa objetivada recorremos a Vygotsky (1989) e Bakhtin (2003,2011) sobre linguagem, bem como em Kishimoto (1994) e Friedmann (2012) nas questões relacionadas ao brincar, e, autores da linguística da Libras como Skliar (2017); Gesser (2009); Quadros e Karnopp (2004), dentre outros que tratam da Libras como língua natural do surdo. Para a realização desse estudo, foi feito um levantamento bibliográfico utilizando como recurso a base de dados da SciELO, e a partir disso, foram selecionados três artigos para compor nosso Corpus, dos quais foram retirados, da seção de Resultados e Discussão, três excertos de cada artigo para análise. Nossa análise se caracteriza como interpretativa com abordagem qualitativa e, a partir dos resultados apontados nas análises, foi possível constatar que a brincadeira é um recurso metodológico necessário no processo de ensino e aprendizagem da Libras por crianças surdas, e que, quando a brincadeira é motivadora, essa aprendizagem acontece de forma natural e divertida. A análise aponta ainda que o brincar se constitui um recurso importante na relação com o outro na Educação Infantil, proporcionando interação e sociabilidade.pt_BR
dc.subjectLibras. Educação Infantil. Brincar. Ensino. Aprendizagempt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS: o brincar como recurso metodológico para o trabalho com crianças surdaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de LIBRAS EAD