Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarinho, Janailson Silva-
dc.date.accessioned2021-05-26T01:07:34Z-
dc.date.available2021-05-26T01:07:34Z-
dc.date.issued2021-03-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1313-
dc.description.abstractInterpretar gráficos de funções não é fácil, pois é preciso certa maturidade de raciocínio lógico-matemático. Contudo, existem recursos tecnológicos que podem ajudar na compreensão de tal conteúdo. O Winplot é um software que se apresenta como uma excelente ferramenta computacional, cuja principal função é plotar gráficos em duas e em três dimensões de maneira bastante simples. Além disso, permite se trabalhar os gráficos de forma dinâmica com opções de animações. Nessa perspectiva, surge a inquietação de pesquisar sobre as principais contribuições e desafios do Winplot no ensino da função quadrática. A investigação foi concebida metodologicamente conforme pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, destacando o objetivo de apresentar as principais contribuições e desafios do software, aqui já citado. A pesquisa teve interlocuções com autores como Sousa, Lins e Abreu (2016); Valentin E. S. (2014); e, Oliveira e Pereira (2013), entre outros. O estudo mostrou que o uso do Winplot como software educativo possibilita aprendizagens tanto para os discentes como para os docentes, desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo, ocasiona o interesse pela aprendizagem, torna as aulas mais interessantes, com melhor dinamismo, proporcionando um espaço interativo.pt_BR
dc.subjectWinplot; Ensino de Matemática; Ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleO USO DO WINPLOT COMO SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática