Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Adriana da Cunha-
dc.date.accessioned2021-06-10T22:52:29Z-
dc.date.available2021-06-10T22:52:29Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1372-
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma abordagem acerca da trigonometria em sala de aula de forma prática, por meio do cálculo de medidas inacessíveis, desenvolvido com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) de uma Escola Pública Estadual, situada no interior da Paraíba - PB. A pesquisa pretendeu desenvolver um trabalho prático e capaz de aguçar o alunado participante da pesquisa, para o estudo da trigonometria com aplicações no cotidiano, tendo como foco um aprendizado mais significativo, com base no que orientam documentos a exemplos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugerem o desenvolvimento de competências e habilidades de conhecimentos fundamentais a serem aplicados na Matemática capazes de oportunizarem a compreensão e a atuação no mundo com criatividade, pensamentos críticos e colaboração. Identificamos um interesse e curiosidade por partes dos alunos durante o trabalho, demonstrando-se valorizados e competentes em construir seu próprio conhecimento. Logo, este estudo acentua que aulas diferenciadas trabalhadas com vista em situações reais do dia a dia, permitem que o estudante adquira e construa saberes a partir da realidade onde se encontra inserido, relacionando conhecimento teórico a conhecimento prático de forma dinâmica, participativa e produtiva.pt_BR
dc.subjectTrigonometria. Medidas inacessíveis. Atividades práticas.pt_BR
dc.titleCONHECENDO E TRABALHANDO MEDIDAS INACESSÍVEIS DE FORMA PRÁTICApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática