Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Edilma Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T23:11:22Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14T23:11:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1420 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, orientado por uma pesquisa bibliográfica tem como temática a educação inclusiva nos processos de ensino e de aprendizagem do aluno surdo, parte da reflexão sobre a inclusão educacional desenvolvida considerando-se o direito à diversidade e à igualdade. Destaca-se que este trabalho tem como objetivo refletir acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor, em sala de aula, e como elas podem contribuir para minimizar as dificuldades do aluno surdo e melhorar o seu desempenho durante o processo de ensino e aprendizagem. O tema inclusão já era um problema social relevante antes mesmo de ser tratado no âmbito escolar. Percebe-se que muitas instituições ainda têm dificuldades diante da acolhida de crianças surdas, sendo preciso observar que cada indivíduo tem suas particularidades de aprendizado (VIEIRA ET AL. 2019). utilizou-se da pesquisa bibliográfica integrativa os principais teóricos utilizados foram (VYGOTSKY, 2001), Machado (2008, p. 78, (FONSECA, 2002, p. 32, (GUGEL, 2008), (VIEIRA ET AL. 2019), Lima (2004, p. 20), entre outros. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva. Ensino. Inclusão. Surdo. | pt_BR |
dc.title | REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de LIBRAS EAD |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO-EDILMA LOPES TEIXEIRA.pdf | 696,87 kB | Adobe PDF | View/Open |