Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Edilma Lopes-
dc.date.accessioned2021-06-14T23:11:22Z-
dc.date.available2021-06-14T23:11:22Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1420-
dc.description.abstractO presente trabalho, orientado por uma pesquisa bibliográfica tem como temática a educação inclusiva nos processos de ensino e de aprendizagem do aluno surdo, parte da reflexão sobre a inclusão educacional desenvolvida considerando-se o direito à diversidade e à igualdade. Destaca-se que este trabalho tem como objetivo refletir acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor, em sala de aula, e como elas podem contribuir para minimizar as dificuldades do aluno surdo e melhorar o seu desempenho durante o processo de ensino e aprendizagem. O tema inclusão já era um problema social relevante antes mesmo de ser tratado no âmbito escolar. Percebe-se que muitas instituições ainda têm dificuldades diante da acolhida de crianças surdas, sendo preciso observar que cada indivíduo tem suas particularidades de aprendizado (VIEIRA ET AL. 2019). utilizou-se da pesquisa bibliográfica integrativa os principais teóricos utilizados foram (VYGOTSKY, 2001), Machado (2008, p. 78, (FONSECA, 2002, p. 32, (GUGEL, 2008), (VIEIRA ET AL. 2019), Lima (2004, p. 20), entre outros.pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva. Ensino. Inclusão. Surdo.pt_BR
dc.titleREFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de LIBRAS EAD