Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Débora Carla Virgínio da-
dc.date.accessioned2021-06-17T20:33:27Z-
dc.date.available2021-06-17T20:33:27Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1486-
dc.description.abstractO plano de negócios funciona como um norte para todas as condutas que o empreendedor deverá adotar para se manter no mercado com sucesso, por isso considera-se o caminho adequado para que um novo negócio seja posto em prática e que também pode ser aplicado em negócios já estabelecidos. Entretanto, alguns empreendedores desconhecem essa ferramenta, por isso não a utilizam. Com a finalidade de descrever a importância do plano de negócios para criação e sucesso de um novo negócio na pandemia, o estudo identificou entre os empreendedores de João Pessoa e cidades circunvizinhas o conhecimento e utilização dessa ferramenta. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com procedimentos técnicos que incluíram pesquisa de campo, com objetivo que a caracteriza como explicativa, pois preocupou-se em explicar como a utilização do plano pode impactar a criação e o êxito dos negócios. A abordagem utilizada para levantamento e tratamento de dados é do tipo quantitativa de método indutivo. O Google Forms foi utilizado como instrumento de pesquisa, com questões subjetivas e objetivas, realizados com base em materiais disponíveis em estudos anteriores. A amostra limitou-se a 53 empreendedores. Os resultados indicaram que a maioria não fez uso da ferramenta, sendo a falta de conhecimento sobre o instrumento, o principal motivo apontado. Entretanto para 30% dos entrevistados que utilizaram o plano de negócios, esse auxiliou no êxito dos seus negócios, contribuindo para entre outros aspectos, o melhor entendimento do seu ramo de atividade e do mercado. Esses resultados ressaltam a falta de planejamento, como fator considerável entre os empreendedores nascentes e estabelecidos desta pesquisa, que teve como maioria desses negócios atuando a menos de 1 ano representando 30,2%. Este estudo contribui com conhecimentos acerca da utilização do plano de negócios na região estudada, sendo útil para órgãos públicos, instituições sociais interessadas nesses indicadores, assim como para o crescimento desse conteúdo na área acadêmica especialmente nas áreas de Administração e correlatas, por ser tema pouco abordado. Sugere-se que haja mais estudos voltados a essa temática principalmente em João Pessoa, a fim de acompanhar a evolução dessa prática no mundo dos negócios.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlano de Negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSucesso empresarialpt_BR
dc.titleA importância da utilização do plano de negócios para implementação e sucesso de novos negócios na pandemiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
Débora Carla Virginio da Silva.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open