Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Aline Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T21:30:57Z | - |
dc.date.available | 2021-06-17T21:30:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1496 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo propor uma atividade com enfoque na competência em leitura de textos legislativos sobre os direitos dos surdos à educação bilíngue. Pautado na pesquisa bibliográfica a respeito do tema, na exposição e análise de textos legislativos, pretendeu-se atingir os objetivos anteriormente expostos, a fim de tratar do tema com maior veracidade possível. Os argumentos mais centrais que se remetem ao ensino educacional de surdos dizem respeito a períodos em que o processo de inclusão escolar não estava totalmente posto. O processo do uso educacional da língua de sinais foi algo gradativo e lento na sua evolução, porém eficiente. Os decretos, leis e políticas que configuram uma sistemática estrutural legal voltada para o público estudantil surdo demonstram que já existe certa quantidade de materiais e possíveis práticas político-pedagógicas. Conclui-se, que a proposta apresentada nos traz uma prática-pedagógica importante no que se refere ao desenvolvimento do empoderamento linguístico do aluno surdo. | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento surdo | pt_BR |
dc.subject | Aluno surdo | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.title | Política linguística e empoderamento surdo: uma proposta de leitura a partir da legislação sobre educação bilíngue | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Política ling e empod surdo- uma prop de leit a partir da leg sob ed bil - Aline R de Sales.pdf | 856,77 kB | Adobe PDF | View/Open |