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dc.contributor.authorSales, Aline Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-06-17T21:30:57Z-
dc.date.available2021-06-17T21:30:57Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1496-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo propor uma atividade com enfoque na competência em leitura de textos legislativos sobre os direitos dos surdos à educação bilíngue. Pautado na pesquisa bibliográfica a respeito do tema, na exposição e análise de textos legislativos, pretendeu-se atingir os objetivos anteriormente expostos, a fim de tratar do tema com maior veracidade possível. Os argumentos mais centrais que se remetem ao ensino educacional de surdos dizem respeito a períodos em que o processo de inclusão escolar não estava totalmente posto. O processo do uso educacional da língua de sinais foi algo gradativo e lento na sua evolução, porém eficiente. Os decretos, leis e políticas que configuram uma sistemática estrutural legal voltada para o público estudantil surdo demonstram que já existe certa quantidade de materiais e possíveis práticas político-pedagógicas. Conclui-se, que a proposta apresentada nos traz uma prática-pedagógica importante no que se refere ao desenvolvimento do empoderamento linguístico do aluno surdo.pt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEmpoderamento surdopt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titlePolítica linguística e empoderamento surdo: uma proposta de leitura a partir da legislação sobre educação bilínguept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD