Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Jerffeson Ramon Guimarães-
dc.date.accessioned2021-06-21T20:44:37Z-
dc.date.available2021-06-21T20:44:37Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1503-
dc.description.abstractAs atividades experimentais são uma das ferramentas importantes para o ensino das Ciências da Natureza, especialmente a Física. Esse estudo identifica as causas encontradas em projeto aplicado no ensino médio, voltado para atividades experimentais, classificando-as em categorias motivacionais, instrucionais, funcionais e epistemológicas. Com base na análise deste projeto, concluiu-se que os exercícios experimentais utilizados na abordagem demonstrativa visavam ilustrar e tornar os conceitos físicos ensinados menos abstratos, tornando a aprendizagem interessante, fácil, divertida e que por pouco tempo motivando os estudantes a participarem sem a necessidade de equipamentos avançados de laboratório para realizar experimentos. O projeto foi elaborado para ser aplicado aos estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Gertrudes Leite, em Desterro-PB. O desenvolvimento do mesmo, tem como perspectiva, proporcionar aos educandos a experimentação de uma forma interdisciplinar, com o intuito do melhoramento da aprendizagem no ensino da Física, de uma maneira mais lúdica e dinâmica. A intenção é, o despertar do interesse pela disciplina e pelos conteúdos trabalhados, e fazer com que os estudantes compreendam a relação entre a teoria e a prática, ou seja, observar e manipular os experimentos na sequência trabalhada com a interpretação de textos e resolução de problemas literais e numéricos.pt_BR
dc.subjectAtividades experimentais, ensino médio, físicapt_BR
dc.titlePRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática