Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Girlene Pereira Barbosa-
dc.date.accessioned2021-06-23T11:11:31Z-
dc.date.available2021-06-23T11:11:31Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1504-
dc.description.abstractEste artigo trata sobre a inclusão da criança surda na educação infantil através da literatura, refletindo acerca da importância da literatura surda no processo de alfabetização. O objetivo principal consiste em mostrar a leitura literária como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem com alunos surdos, enfatizando a importância da linguagem visual na compreensão sobre sua cultura e identidade. Trazemos, também, uma discussão acerca do trabalho pedagógico com o conto “Cinderela Surda” (SILVEIRA; KARNOPP, ROSA, 2011). A pesquisa foi desenvolvida em teor exploratório e bibliográfico com base nos estudos realizados por Salles (2004), Schwamch (2010) e Karnopp e Hessel (2009). Com isso esperamos contribuir com os professores nas escolhas dos textos a serem trabalhados pedagogicamente com proposta de ensino na perspectiva de português como L2, e consequentemente, inserindo a criança surda no processo de aprendizagem e formação de sua identidade.pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem de português como l2 da criança surda pela literatura infantil em libraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD