Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Girlene Pereira Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T11:11:31Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T11:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1504 | - |
dc.description.abstract | Este artigo trata sobre a inclusão da criança surda na educação infantil através da literatura, refletindo acerca da importância da literatura surda no processo de alfabetização. O objetivo principal consiste em mostrar a leitura literária como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem com alunos surdos, enfatizando a importância da linguagem visual na compreensão sobre sua cultura e identidade. Trazemos, também, uma discussão acerca do trabalho pedagógico com o conto “Cinderela Surda” (SILVEIRA; KARNOPP, ROSA, 2011). A pesquisa foi desenvolvida em teor exploratório e bibliográfico com base nos estudos realizados por Salles (2004), Schwamch (2010) e Karnopp e Hessel (2009). Com isso esperamos contribuir com os professores nas escolhas dos textos a serem trabalhados pedagogicamente com proposta de ensino na perspectiva de português como L2, e consequentemente, inserindo a criança surda no processo de aprendizagem e formação de sua identidade. | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.title | O ensino-aprendizagem de português como l2 da criança surda pela literatura infantil em libras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
O ensino-aprendizagem de port c l2 da cri surda pela lit inf em lib- Girlene P B Rodrigues.pdf | 708,1 kB | Adobe PDF | View/Open |