Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Orminda Heloana Martins da-
dc.date.accessioned2021-06-28T18:18:37Z-
dc.date.available2021-06-28T18:18:37Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1507-
dc.description.abstractDurante séculos, as mulheres foram alvo de exclusão e silenciamento em diversos segmentos da sociedade. Atualmente, apesar dos grandes avanços e conquistas, muitas desigualdades ainda se refletem na pouca inserção e permanência da figura feminina em diversas áreas, tais como na Matemática. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar a importância das mulheres na construção do conhecimento matemático ao longo dos acontecimentos da história, visando contribuir para a formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática, no IFPB – Campus Cajazeiras. Em termos metodológicos, adotou-se o método hipotéticodedutivo, tendo como base de coleta dos dados os procedimentos bibliográficos e a pesquisa-ação, aplicados por meio de uma oficina com os discentes do 1º e 7º período do curso supracitado. As análises possuem caráter descritivo-explicativo, de cunho qualitativo, e embasaram-se em estudos interdisciplinares que articulam questões de gênero ao âmbito da Matemática. Ao longo das investigações, foi possível perceber que desde as séries iniciais até o ensino superior, a atuação estudantil/profissional/científica da mulher no âmbito da matemática ainda se constitui sob diversos estigmas e dificuldades. O reflexo disso é identificado a partir do desconhecimento, por parte dos discentes, de renomadas teorias/descobertas desenvolvidas por mulheres, bem como pela alta desistência feminina no referido curso. Diante disso, percebe-se a necessidade em desenvolver estudos e estratégias que incentivem não apenas a inserção, mas também a permanência feminina no âmbito acadêmico-científico. Além disso, é preciso ampliar as discussões de gênero em atividades no Campus Cajazeiras quanto ao reconhecimento da importância das mulheres no âmbito teórico e científico.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGênero, mulheres na Matemática, formação docente.pt_BR
dc.titleA Importância das Mulheres na Matemática: uma análise das contribuições femininas para a Matemática no âmbito da formação docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal da Paraíba - IFPBpt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC Orminda Heloana Martins da Silva.pdf747,75 kBAdobe PDFView/Open