Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalustino, Heloisa Tamires Oliveira Tezolin-
dc.date.accessioned2021-07-02T17:55:41Z-
dc.date.available2021-07-02T17:55:41Z-
dc.date.issued2021-03-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1548-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar que imagem do aluno surdo é construída pelo aluno ouvinte no contexto escolar e como essa imagem é expressa por esse ouvinte. O estudo se constitui como pesquisa de abordagem qualitativa e análise interpretativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas e subjetivas direcionadas aos estudantes do 6° ao 9° ano do fundamental II e aplicado por meio do Google formulário. O corpus para análise é constituído pelo conjunto de respostas dos alunos e organizado em quatro grupos de fala. Alguns autores contribuíram com essa pesquisa, dentre eles, destacamos Brito (1986), Veiga-Neto (2003), Hall (1997), Strobel (2016), Minayo (2001), Gil (1999), Gesser (2012), além de documentos oficiais como a Constituição Federal (1988) e a Lei n° 10.436/02 e o Decreto n° 5. 626/05. Resultados apontam que a imagem do aluno surdo é construída pelo aluno ouvinte a partir de diferenças linguísticas e do reconhecimento da Libras como língua natural do povo surdo. Apontam ainda que, apesar de alguns ouvintes reconhecerem a diferença linguística e a falta de acessibilidade do surdo à sua língua natural, é possível perceber ecos de vozes estereotipadas em relação ao sujeito com surdez.pt_BR
dc.subjectOuvinte. Surdo. Imagem, Contexto escolar.pt_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ALUNO SURDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO OUVINTEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de LIBRAS EAD