Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Lindomário Lima-
dc.date.accessioned2021-07-06T11:50:06Z-
dc.date.available2021-07-06T11:50:06Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1556-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o conceito de logaritmo, a história do seu surgimento, algumas aplicações e apresenta uma proposta didática para o seu ensino, a fim de mostrar sua importância tanto para a vida cotidiana como profissional. Há indícios de que o conceito de logaritmo já era usado desde os tempos da Babilônia. Durante a anos, vários matemáticos contribuíram para o seu desenvolvimento, dentre eles se destacam John Napier, Henry Briggs e Leonhard Euler. Inventado para simplificar cálculos, transformando multiplicações e divisões em adições e subtrações, os logaritmos não perderam sua utilidade pelas modernas calculadoras e computadores, pois suas regras operatórias facilitam os cálculos feitos de forma manual. Ao final deste trabalho, sugere-se que o ensino de logaritmo deve ser reestruturado, baseado na interdisciplinaridade, com foco em aplicações nas mais diversas áreas e não somente na própria Matemática, a fim de mostrar a importância deste conteúdo.pt_BR
dc.subjectLogaritmopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAplicaçõespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleLogaritmos: Conceito, História, Aplicações e Ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDiscentept_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
LINDOMARIO-TURMA1.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open