Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBARBOSA, Daiana Estrela Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-06T11:50:32Z-
dc.date.available2021-07-06T11:50:32Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1557-
dc.description.abstractA carreira docente é marcada por várias fases que tornam a profissão docente desafiadora. Nesta pesquisa, nosso objetivo é analisar as concepções que o professor de Matemática tem sobre sua profissionalidade no período compreendido entre quatro a dez anos de carreira. Para alcançar o objetivo, buscamos: Descrever percepções, opiniões e sentimentos adquiridos nesse período da profissão docente; Evidenciar como ocorre a constituição da carreira diante dos desafios e possibilidades impostos ao professor de Matemática; Delinear um modelo de atuação profissional para o período de quatro a dez anos com base nas características dos professores participantes. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com quatro professores de Matemática de escolas públicas e privadas que lecionam na Educação Básica e que se encontravam no período de profissão estabelecido pelo estudo, ou seja, de quatro a dez anos de carreira. Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes individualmente, após a aplicação de um questionário feito para caracterização do grupo. De maneira geral abordamos na pesquisa dez anos de profissão docente, versando e dando continuidade ao trabalho já realizado sobre o início da carreira (BARBOSA, 2018), investigando a próxima etapa, que denominamos de “consolidação”. Na organização e análise dos dados, tomamos como referência os pressupostos teóricos de Huberman (2000), especificamente, o modelo proposto por ele para organizar as etapas do desenvolvimento profissional considerando os anos de carreira e as características recorrentes de cada uma. As concepções dos professores participantes na fase de consolidação da carreira indicam uma estabilidade na profissão. Eles se encontram mais confiantes e seguros de suas ações pedagógicas procurando realizar uma aula interessante, atrativa e motivadora pensando nos alunos, mesmo com a consciência de que existem dificuldades, seja no processo ensino aprendizagem, seja na representação e valorização docente, citando principalmente, o baixo salário como fator preponderante.pt_BR
dc.subjectConsolidação.pt_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.subjectFormação do professor de Matemática.pt_BR
dc.titleCONCEPÇÕES DA PROFISSIONALIDADE NA FASE DE CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE EM MATEMÁTICApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryMonografiapt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
MONOGRAFIA DAIANA.pdf411.9 kBAdobe PDFView/Open