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dc.contributor.authorSantos, Romário da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-06T17:29:57Z-
dc.date.available2021-07-06T17:29:57Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1559-
dc.description.abstractO ensino da matemática tem sido cada vez mais questionado já que, por muitas vezes, não se mostra significativo e real para a vida dos alunos. Este fato evidencia a dificuldade da aprendizagem pelos estudantes que, na maioria das vezes, servem como meros espectadores de temas que jamais serão observados de maneira crítica e concreta com a utilização da linguagem matemática. Nesta perspectiva, vêm surgindo cada vez mais pesquisas e práticas de aprendizagem significativa e palpável desta matéria. Dentro destas práticas, observamos a Modelagem Matemática, método que confere protagonismo ao estudante no processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de abordagem pode ser entendida como uma estratégia de ensino que possibilita ao estudante e ao professor trabalhar conteúdos da matemática partindo de fenômenos de sua realidade. Nela, o assunto é construído a partir da vivência de cada um de maneira prática e lúdica, incentivando o raciocínio, observação e investigação em conjunto. Essa é uma metodologia utilizada para se obter explicações e visões acerca de situações reais escolhidas para turma ou a partir dela. Neste trabalho, procuramos abordar o ensino de Funções Trigonométricas através da Modelagem Matemática partindo de um caso do movimento oscilatório, o movimento harmônico simples (MHS). Abordaremos um sistema que, se tirarmos de sua posição estável, ou seja, de seu repouso, ele irá realizar vários movimentos de maneira periódica até retornar ao estado inicial observado antes dessa perturbação provocada. Nosso intuito é o de tratar de maneira enfática o tema oscilações, que são fenômenos que se repetem várias vezes devido às forças restauradoras do movimento e estão presentes em alguns casos do cotidiano, regidos por funções de comportamento periódico. Pretendemos entender como é construído o formalismo desse fenômeno e repassá-lo em sala de aula de maneira que fique clara e objetificada na vida de cada um. Além de fazermos uma revisão acerca das Equações Diferenciais, essencial para o entendimento matemático do problema em questão, propomos uma transposição e uma sequência didática de abordagem desse assunto para ser trabalhado no Ensino Médio das turmas de Matemática.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMovimentos ondulatóriospt_BR
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA APLICADOS A FENÔMENOS FISICOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS MOVIMENTOS OSCILATÓRIOS PARA APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryMonografiapt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
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