Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoura, Gilmar Leite-
dc.contributor.authorAraujo, Jefferson-
dc.contributor.authorSilva, Everton-
dc.contributor.authorMedeiros, Weverton-
dc.date.accessioned2021-07-13T19:20:23Z-
dc.date.available2021-07-13T19:20:23Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1591-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliam os seus alunos. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Pombal/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelaram que os conhecimentos adquiridos pelos professores desde a formação, bem como as suas atividades de aperfeiçoamento do conhecimento são ferramentas importantes para garantir o ensino aprendizagem de qualidade ao aluno desde o início. A distinção quanta a formação e nos períodos de experiência das educadoras, nos permitem concluir que independente desta distinção elas possuem visões similares quanto a importância do Ensino de Ciências Naturais na formação dos alunos e a respeito do objetivo de expandir o conhecimento, considerando ainda que as professoras consideram que há a necessidade de expandir o ensino de forma lúdica, melhorando também as metodologias avaliativas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectprática pedagógica,pt_BR
dc.subjectimportância do ensinopt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS ADOTADAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática