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dc.contributor.authorSantos, Mirya-
dc.contributor.authorAraujo, Jefferson-
dc.contributor.authorFonseca, Rossane-
dc.contributor.authorPatrocínio, Maria-
dc.date.accessioned2021-07-16T23:54:00Z-
dc.date.available2021-07-16T23:54:00Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1597-
dc.description.abstractCom o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a escola passou a acontecer no ambiente domiciliar em meio a família de cada aluno, onde estes, precisaram desenvolver estratégias de estudo, organizar horários e se dedicar ainda mais, para assim obter êxito nesse “novo normal”. Com isso, a família, de modo geral, acaba participando desses momentos escolares, o que proporciona uma maior aproximação entre aluno-família e sua rotina escolar, ainda mais quando a escola pertence ao modelo integral. Este modelo de escola proporciona a seus alunos algumas disciplinas que buscam desenvolver o lado socioemocional dos mesmos, bem como incentivá-los a planejar seu futuro, como é o caso do Projeto de Vida. Esta disciplina, é uma estratégia essencial na perspectiva da formação integral. Com ela, o estudante não deve apenas despertar sobre os seus sonhos, suas ambições, aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e pensar nos mecanismos necessários para superá-las. O estudo em questão foi desenvolvido com os alunos do 2º Ano de uma escola integral, no município de Livramento/PB, com o objetivo geral de conhecer quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos durante o ano de 2020, e o envolvimento da família nesse processo, durante as aulas de Projeto de Vida, sendo essas de forma remota. A pesquisa foi realizada utilizando a plataforma do Google Forms com a colaboração dos pais e alunos do 2º ano do ensino médio, com ênfase nas aulas de Projeto de Vida. Os formulários foram elaborados com perguntas fechadas e uma aberta, onde os alunos e os seus responsáveis pudessem expressar de forma mais aberta sobre as contribuições dessa disciplina na construção, planejamento e influência em seu presente e consequentemente em seu futuro. Foram utilizados alguns documentos norteadores da educação como a BNCC, as diretrizes disponibilizadas pela Secretária de Educação do Estado da Paraíba, UNESCO, ICE, Gonçalves e Coimbra (2007), Goleman e Senge (2016) entre outros. Os resultados foram em sua maioria positivos, como o impacto que a disciplina Projeto de Vida proporcionou tanto na vida do alunado, quanto na família, e até mesmo no desenvolvimento do docente durante esse ano. A pesquisa reforçou que o modelo integral, a partir do seu currículo possibilita para o aluno um pleno desenvolvimentos das suas competências e habilidades voltadas, principalmente, para o lado emocional e social. Reafirmou a importância da família na vida educacional dos filhos, como também reforçou a necessidade de cada vez mais estreitar os laços entre família, alunos e escolapt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titlePROJETO DE VIDA E A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PERÍODO DE AULAS REMOTAS: UMA ANÁLISE ENTRE OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, NO MUNICÍPIO DE LIVRAMENTO/PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática