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dc.contributor.authorSilva, Iranir-
dc.contributor.authorSilva, Ledevande-
dc.contributor.authorBrandão, Jefferson-
dc.contributor.authorAraujo, Jefferson-
dc.date.accessioned2021-08-13T15:24:08Z-
dc.date.available2021-08-13T15:24:08Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1643-
dc.description.abstractÉ perceptível que ao longo dos anos a sociedade vem passando por diversas transformações e, a um ritmo próximo, a educação também tem sofrido mudanças significativas, principalmente, no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais. Neste viés, tanto a educação quanto a sociedade em geral precisa se adaptar aos avanços das tecnologias e aderir ao seu uso. Diante do atual cenário, um tanto atípico, que vivenciamos no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19, o uso das tecnologias e plataformas digitais se fez extremamente necessário e essencial para o prosseguimento das atividades educacionais em todo o mundo. Refletindo sobre este cenário e tendo em vista as demandas, os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, em especial de Matemática, bem como as experiências profissionais e pessoais dos pesquisadores deste trabalho, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar em pesquisas científicas, concepções de professores de Matemática sobre a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o desenrolar da pesquisa se deu a partir da seguinte pergunta norteadora: Que concepções de professores de Matemática acerca do uso das tecnologias no âmbito da Educação Matemática vêm sendo mostradas nas pesquisas? O aporte teórico da pesquisa tem respaldo nas concepções de teóricos como Kenski (2003; 2007), Valente e Prado (2003), Valente (2014), Pereira (2017), Malaquias (2018) e Ponte (1992). Caracterizada como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento o presente estudo, constitui como lócus a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações (CT&D) da CAPES e como corpus de análise quatro dissertações de mestrado. Como resultados, constatamos uma pequena produção e interesse em pesquisas sobre concepções docentes acerca do uso das tecnologias em sala de aula. No que tange as concepções docentes identificamos que as pesquisas revelam mais concepções docentes positivas sobre o uso das tecnologias digitais, do que negativas. Dentre elas destacam-se por unanimidade: “Desperta o interesse dos alunos”, “Incentiva a autonomia dos alunos”, “Potencializa a compreensão de conceitos”, “Amplia as possibilidades de construção de conhecimento”, “Proporciona o desenvolvimento da investigação matemática de modo inovador e significativo”. Esperamos, portanto, que esta pesquisa desperte o interesse de mais pesquisadores pela temática e que novas investigações venham surgir a partir dessa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConcepções Docentespt_BR
dc.subjectUso das Tecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleCONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2017 – 2020)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
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