Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTorres, Edizangela da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-08T11:11:48Z-
dc.date.available2021-09-08T11:11:48Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1660-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi investigar qual o tipo de comprometimento organizacional é mais frequente em diferentes contextos de uma cadeia de valor em uma empresa do ramo de alimentos e a opinião dos colaboradores sobre como a organização pode melhorar o comprometimento. Esse estudo foi aplicado em uma empresa situada no estado da Paraíba, a fim de atender a uma demanda da própria organização. Portanto, buscou-se os seguintes objetivos específicos: delinear o perfil sociodemográfico dos colaboradores; identificar nos colaboradores que atuam na cadeia de valor as dimensões do comprometimento organizacional através do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991); verificar o comprometimento dominante dos colaboradores que atuam na cadeia de valor e; apontar a opinião dos colaboradores de como a empresa pode contribuir para o maior desenvolvimento do comprometimento no trabalho. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo do tipo descritiva sob o método quanti qualitativo com amostra de 136 colaboradores, no qual são divididos entre os setores: Administrativo com 22 respondentes, Produção 56 respondentes e Comercial com 58 respondentes. O instrumento utilizado foi o questionário formado por 28 questões, sendo a 1ª parte sociodemográfica, a 2ª e 3ª parte formadas pelo instrumento utilizado por Meyer e Allen. Os resultados obtidos revelaram a preponderância do comprometimento organizacional afetivo nos indivíduos dos três setores pesquisados da cadeia de valor, diante disso, foi possível concluir que a organização tem a maioria do seu quadro de funcionários, colaboradores com forte elo emocional com a empresa, que se identificam com os objetivos organizacionais, demostrando que, realmente, desejam espontaneamente fazer parte dela e dedicar-se em prol do propósito corporativo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectModelo tridimensional de Meyer e Allen.pt_BR
dc.titleComprometimento organizacional: um estudo do Modelo Tridimensional em uma empresa de alimentospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC_ Edizangela Torres.pdf943,42 kBAdobe PDFView/Open