Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Carla-
dc.contributor.authorLacerda, Hannah-
dc.contributor.authorVilamagna, Maíra-
dc.contributor.authorSilva, Ledevande-
dc.date.accessioned2021-09-09T14:07:26Z-
dc.date.available2021-09-09T14:07:26Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1672-
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objetivo analisar as considerações que professores de Matemática da Educação Básica tem sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como recurso pedagógico. Tomamos como base para compor o nosso referencial teórico estudos relacionados à importância do lúdico na educação, bem como as potencialidades e dificuldades da utilização do LEM por professores de Matemática. Tendo em vista que se faz importante o uso de várias metodologias e recursos, o uso de um Laboratório de Matemática se apresenta como uma possibilidade para as aulas de Matemática, por sua essência lúdica ou pelo trabalho com material concreto que são utilizados com o objetivo de aumentar a eficácia do ensino e desenvolver no aluno o senso crítico. Objetivou-se, com esta investigação, identificar qual o enfoque dado pelos professores em sala de aula sobre o LEM e; verificar as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizar tal recurso nas aulas de Matemática. A metodologia foi desenvolvida por uma pesquisa qualitativa, a partir de acepção de professores da Educação Básica (Ensino Médio) de uma escola pública da cidade de Piancó – PB. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elaboração e aplicação de uma entrevista por meio online, devido à situação de pandemia na qual nos encontramos, com a finalidade de investigar as considerações que estes professores de Matemática têm acerca da utilização do LEM, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao uso. A análise dos dados produzidos por meio da entrevista, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a importância do uso do Laboratório para o ensino e aprendizagem da Matemática. No entanto, só alguns tiveram experiência na formação inicial, tendo sido uma boa experiência.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFormação de Professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleLaboratório de Ensino de Matemática como Recurso Pedagógico: considerações de professores de Matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática