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dc.contributor.authorMonteiro, Nerijane de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-27T11:11:41Z-
dc.date.available2021-09-27T11:11:41Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1680-
dc.description.abstractA Educação Física, apesar de inserida como componente curricular obrigatório do Ensino Médio, não apresenta uma sistematização curricular que norteie o trabalho docente, e tal realidade permite que as formas de trabalho com a disciplina sejam muito diversificadas pelas escolas Brasil afora. Cada professor estabelece sua forma de trabalho, e, no contexto da Educação Profissional, não é diferente. Diante desse cenário, o corrente estudo objetivou analisar de que modo a concepção de currículo integrado à Educação Profissional está incorporada na estruturação pedagógica e curricular da disciplina Educação Física no âmbito do IFPB, Campus Princesa Isabel. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso, e os dados do estudo foram coletados mediante análise das entrevistas realizadas com quatro docentes que lecionaram no Campus Princesa Isabel de 2010 a 2020, como também documental. Por meio da análise da organização da disciplina nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados ofertados pelo IFPB, Campus Princesa Isabel e da realização de entrevistas com os docentes, foi possível compreender como os professores desenvolveram esse componente curricular em seus contextos de ensino, desenvolvendo, a partir dos resultados dessa investigação, um Produto Educacional, visando contribuir com a melhoria do ensino da Educação Física no IFPB, Campus Princesa Isabel, mediante a estruturação de uma Proposta Curricular de Trabalho direcionada ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os resultados apontaram que os PPCs dos cursos não foram atualizados ao longo desses dez anos e que os docentes não utilizam o documento por não se identificarem com sua organização curricular, nem o considerarem atualizado. Os professores também reafirmaram a importância de uma Proposta Curricular com fins de sistematizar o trabalho pedagógico, almejando legitimar a disciplina. A partir dos dados coletados durante a pesquisa, nasceu o Produto Educacional que se consolida como uma Proposta Curricular direcionada ao Ensino Médio Integrado à EPT, baseada nas dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) com seus respectivos objetivos de aprendizagem. O produto foi construído com base nas abordagens progressistas da Educação Física, tendo a cultura corporal de movimento como objeto de estudo e almejando a emancipação dos alunos por meio da oferta de uma formação integral. O Produto Educacional foi avaliado por uma banca composta por dez especialistas (professores de Educação Física da rede federal e pedagogos) e os avaliadores concluíram que a Proposta Curricular apresenta uma perspectiva de ensino que prima pela reflexão sobre o que está sendo estudado, com possibilidades de os discentes realizarem a leitura crítica do contexto sociocultural de que fazem parte e o documento atuar como um referencial norteador para a construção de novos PPCs, planos de trabalho e projetos integradores dentro do contexto do Ensino Médio Integrado à EPT. Espera-se que o corrente trabalho suscite um movimento de reflexão acerca da organização curricular da disciplina Educação Física, no Campus Princesa Isabel, como também no IFPB e que novos estudos relacionados à Educação Física direcionada à EPT surjam, trazendo novas contribuições para a área.pt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleCurrículo (Des)integrado? Desafios e Perspectivas da Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Princesa Isabelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertaçãopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
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