Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFelipe, Felipe do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-10-04T11:37:09Z-
dc.date.available2021-10-04T11:37:09Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1683-
dc.description.abstractEste trabalho tem como perspectiva a contação de história, onde é utilizado a fábula para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças surdas em turma regular/ multisseriada (3º, 4º e 5º).Utilizando meios teóricos e acreditando na ideia de que estar em contato com muitas histórias contribui para o exercício da imaginação, do raciocínio, de forma que facilita a comunicação, possibilita ao aluno criar e recriar suas próprias histórias. Sentimos a necessidade de pesquisar o processo de aprendizagem de crianças surdas em uma turma regular/multisseriada por meio da contação de história. O referencial teórico para discussão da temática e análise da investigação apoiou-se nos estudos de Barbosa e Santos (2009), Basso (2011), dentre outros. O percurso metodológico dessa investigação está situado na pesquisa de abordagem qualitativa, configurando um estudo reflexivo, da prática de contação de história utilizando a fábula como método inclusivo para alunos com surdez. Desse modo, entendemos que as práticas da contação de histórias em Libras podem contribuir para a formação e a inclusão dos alunos surdos em turma regulares/multisseriadas. Essa prática se torna um meio fundamental para que os alunos surdos possam ter um maior contato com obras literárias. Quando essa mediação se dá a partir de um planejamento, momento no qual o professor terá condições de escolher, conhecer o texto profundamente, selecionar os melhores recursos que apoiarão essa prática, promovendo assim, uma interação entre toda a turma. O trabalho foi construído através da experiência vivida em uma sala de aula localizada no campo de uma cidade do interior da Paraíba, a ideia é vislumbrar a partir de um estudo teórico a possibilidade de utilizar uma linguagem simples, mesmo que seja um processo complexo que envolva respeito às estruturas textuais e temáticas, o intuito é que o professor possa estar preparado para caso tenha alunos surdos em sua turma.pt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectInclusão de surdospt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.titleA fábula a cigarra e a formiga como proposta pedagógica para alunos surdos na sala multisseriadapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD