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dc.contributor.authorFrança, Ana Paula Pereira de-
dc.date.accessioned2021-10-04T11:40:49Z-
dc.date.available2021-10-04T11:40:49Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1684-
dc.description.abstractA educação bilíngue para surdos jovens e adultos brasileiros envolve a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua portuguesa, sendo estabelecida a partir de uma perspectiva social, cultural e linguística captada pelas políticas públicas. No entanto, é preciso discutir como configurar essa educação bilíngue. O presente trabalho discutiu o processo de ensino bilíngue na modalidade de ensino da educação de jovens e adultos surdos. Para refletir sobre a temática da educação bilíngue, o referido estudo dialogou com autores que discutem propostas educacionais para os surdos, tais como, Kozlowsky (2020), Neves e Quadros (2015, 143); Brito (1993); Oliveira (2008); Sawaia (2008), entre outros. Além disso, consultaram-se as legislações que norteiam a educação de surdos e garantem o ensino bilíngue, a saber: Lei nº 10.436/2002; Decreto nº 5.626/2005; e a recente Lei nº 13.146/2015, além da a Lei nº 9.394 de 1996, que prevê pelo Art. 37 a EJA (Educação de Jovens e Adultos).. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados demonstram que a escola bilíngue para surdos jovens e adultos deve apresentar um ambiente linguístico com uso fluente da Libras em parceria com a língua portuguesa nas interações e no ensino.pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleConsiderações sobre o ensino bilíngue para surdos na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Língua Portuguesa como 2º língua p/ Surdos-EAD