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dc.contributor.authorBezerra, Francisca-
dc.contributor.authorAraujo, Jefferson-
dc.contributor.authorFarias, Ana-
dc.date.accessioned2021-10-10T20:26:03Z-
dc.date.available2021-10-10T20:26:03Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695-
dc.description.abstractA presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedagógico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnológico de comunicação e informação que integra uma variedade de mídias, além de sua mobilidade e acessibilidade à maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado às tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnográfica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três Cidades da Paraíba, São Bento, Catolé do Rocha e João Pessoa, através de questionários estruturados do Google Forms para averiguar a dimensão de uso e expectativas de inserção do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisição de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os teóricos André Lemos (2002), Pierre Lévy (2001), Lúcia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relevância do aparelho móvel como instrumento de suporte à aprendizagem e como fonte de pesquisa e interação do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectFerramentas Pedagógicaspt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
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