Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRAMOS, MIRLA VIEIRA-
dc.date.accessioned2021-10-10T20:26:24Z-
dc.date.available2021-10-10T20:26:24Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1696-
dc.description.abstractDe acordo com Pereira e Rêgo (2011), a trigonometria surgiu na Antiguidade para resolver problemas provenientes das necessidades humanas e atualmente possui diversas aplicações, não só na Matemática como em diversas áreas da Ciência. O presente trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos do 3° ano do nível médio da Escola.C.I.E.E.M Joel Pereira da Silva situada em Carrapateira-PB sobre trigonometria. Em relação ao método, a pesquisa classifica-se como aplicada; enquanto a abordagem do problema corresponde a um estudo qualitativo e quantitativo; em relação aos objetivos é exploratória; e de acordo com os procedimentos técnicos, refere-se a uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para atingir o objetivo da pesquisa, aplicou-se um questionário de forma online aos alunos e outro ao professor da disciplina com o intuito de conhecer como vem sendo desenvolvido o assunto. De acordo com os resultados, todos (100%) os alunos afirmam ter algum nível de dificuldade na aprendizagem do tema. Em relação aos tópicos que apresentavam mais dificuldades, destaca-se o teorema de Thales e Pitágoras (40%), seguido por trigonometria na circunferência (25%) e Razões trigonométricas (20%), conteúdos esses que devem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental. Quando questionados sobre o que o professor poderia fazer para melhorar a aprendizagem, 35% dos alunos afirmam que o professor poderia utilizar aulas de campo para relacionar as aplicações e conceitos, esse mesmo percentual (35%) afirmam que o professor poderia contextualizar o ensino da trigonometria com o cotidiano dos mesmos, e para 25%, seria a incorporação de materiais manipuláveis. Diante disso, conclui-se que a pesquisa foi relevante, pois permitiu identificar que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos advém do Ensino Fundamental, sendo refletidas na etapa posterior, do Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryMonografiapt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC_MIRLA_VIEIRA.pdf974.48 kBAdobe PDFView/Open