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dc.contributor.authorSantos, Maria Isabel Ferreira dos-
dc.date.accessioned2021-10-10T23:25:47Z-
dc.date.available2021-10-10T23:25:47Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1700-
dc.description.abstractAs fundações são estruturas que recebem e transmitem ao solo subjacente os carregamentos atuantes na edificação. As normas brasileiras destacam que o desempenho adequado desses elementos está diretamente associado à sua capacidade de carga e aos recalques do solo. É importante que a previsão dos recalques seja realizada durante a fase de projeto das fundações, com o objetivo de evitar manifestações patológicas, comprometimento da segurança e estabilidade da estrutura. Portanto, o presente trabalho apresenta uma estimativa dos recalques de fundações em estacas hélice contínua monitorada, situadas na Região Metropolitana do Recife, a partir de métodos baseados na Teoria da Elasticidade e posteriormente uma comparação com resultados de provas de carga estática. Para tanto, utilizou-se os métodos elásticos de Cintra e Aoki, Poulos e Davis e Randolph e Wroth. Inicialmente procedeu-se uma revisão bibliográfica, abordando tópicos referentes as estacas hélice contínua, recalques e ensaios de prova de carga. Das 45 provas de carga encontradas, nessa pesquisa selecionou-se quatorze, sendo quatro realizadas em estacas com diâmetro de 40 cm, seis com diâmetro de 50 cm e quatro com diâmetro de 60 cm. Além da diversificação do diâmetro, buscou-se também a variação dos perfis de solo e do comprimento da estaca. Posteriormente realizou-se a organização dos dados geotécnicos e a elaboração das planilhas de estimativa dos recalques. Verificou-se que os métodos de Cintra e Aoki e Poulos e Davis apresentam, respectivamente, recalques estimados maiores e menores, em média, comparados aos recalques medidos nos ensaios de prova de carga. Quanto ao método de Randolph e Wroth percebe-se que os valores de recalques calculados se encontram intermediários aos valores dos recalques dos ensaios. Conclui-se então, que seria necessário realizar um estudo mais completo acerca do solo, para que os parâmetros adotados nos cálculos representem melhor a realidade física do problema. A realização das Sondagens de Reconhecimento (SPT) auxiliam na caracterização do maciço de solo, porém, outros ensaios complementares, como compressão triaxial, cisalhamento direto e CPT podem ser realizados para uma avaliação mais precisa, pois os valores adotados influenciam significativamente nos resultados dos cálculos dos recalques. A partir dos resultados encontrados nesse estudo, o método de Randolph e Wroth apresentou-se como o mais eficientept_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínua monitoradapt_BR
dc.subjectEstimativapt_BR
dc.subjectProva de carga estáticapt_BR
dc.subjectRecalquespt_BR
dc.titleAnálise comparativa da estimativa de recalques em estacas hélice contínua com resultados de prova de carga estáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

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