Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Jussara-
dc.contributor.authorBezerra, Francisca-
dc.contributor.authorAraujo, Jefferson-
dc.contributor.authorLima, Josilene-
dc.date.accessioned2021-11-10T16:55:51Z-
dc.date.available2021-11-10T16:55:51Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1749-
dc.description.abstractA crescente crise provocada pela disseminação do Covid -19 em todo o globo tem provocado mudanças radicais, o coronavírus surgiu causando medo, insegurança, ansiedade, angústia, desespero, mudou a rotina de todos, colocou o país em crise. Escolas precisaram fechar suas portas, famílias tiveram que se unir para enfrentar os desafios que estavam por vir, pais, alunos e professores vivendo momentos jamais imagináveis, suas competências socioemocionais sendo colocadas em teste. Diante dessa situação, o ensino remoto passou a ser a melhor alternativa para dar continuidade aos estudos, com isso, as dinâmicas de aulas tiveram que ser alteradas e repassadas para o ambiente virtual e os professores, em pouco tempo tiveram que rever suas metodologias eadaptarem-se a esta nova realidade. Frente ao atual cenário da educação justifica-se a elaboração deste trabalho, que tem como objetivo investigar como os docentes têm lidado com este novo desafio, fazendo um levantamento sobre seu perfil emocional durante este período de isolamento. Será que esses professores estão recebendo apoio emocional? A mudança repentina na metodologia tem provocado alguma alteração emocional? Essas questões são debatidas e investigadas nesta pesquisa. Para tanto, foi feito um levantamento, por meio de formulário online, com 112 professores da rede estadual e/ou municipal da rede pública a fim de coletar informações dos mesmos sobre questões socioemocionaise as adversidades enfrentadas nesse período devido à mudança brusca na estrutura de ensino, bem como em relação a sobrecarga de trabalho. Os dados coletados estão expostos em gráficos a fim de melhorar a interpretação dos mesmos. A pesquisa revelou que os professores, em sua grande maioria, não apresentam quaisquer apoio emocional profissional e a maior parte apresentaram sentimentos de insegurança, medo e impotência frente a esta nova realidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCompetências Socioemocionaispt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleOS DESAFIOS SOCIOEMOCIONAIS DOS PROFESSORES FRENTE AO ENSINO REMOTOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática