A UTILIZAÇÃO DAS TIC’s NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ-PB

Queiroz, Larissa
Cruz, Renata
Dantas, Daniel
Maciel, Priscila

Resumo

O ensino remoto emergencial surge como uma alternativa das escolas para ministrar aulas durante a pandemia da COVID-19, necessitando da parceria entre os gestores, professores, família e comunidade. A educação é um campo abrangente e construtivo, disposto a novas metodologias e ferramentas de ensino, como as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). O presente trabalho possuiu como objetivo analisar a perspectiva dos docentes de Ciências e Biologia de rede pública e privada do município de Taperoá-PB sobre a importância das TIC’s, destacando as oportunidades e dificuldades enfrentadas pelos professores. Além disso, foi analisada, na visão dos professores, a participação dos discentes nas aulas de Ciências/Biologia e a evidência do ensino remoto emergencial possuir caráter inclusivo ou excludente. A coleta de dados contou com a aplicação de um questionário semiestruturado, construído via plataforma digital Google Formulários. Os docentes relataram que as tecnologias, de modo geral, são de fundamental relevância para o ensino de Ciências/Biologia, abrindo caminhos e novos horizontes. Quanto aos aplicativos e plataformas utilizados destacaram-se o “WhatsApp”, “YouTube” e o “Google Meet”, somado à aplicação de metodologias ativas, favorecendo na aquisição do conhecimento. Também expuseram situações como a formação inadequada do professor para aplicação do conteúdo de forma virtual, utilizando aplicativos e plataformas que não estavam familiarizados. Além disso, muitos alunos não se faziam presentes nas aulas, pois não tinham acesso à internet e/ou equipamentos disponíveis, por isso consideraram o ensino remoto emergencial de caráter excludente. Portanto, somado ao fato de que a utilização das TIC’s requer uma mudança dos envolvidos, é necessário buscar inovação tecnológica e as possíveis adaptações, abordando a Ciência de maneira transdisciplinar, promovendo uma educação que possibilite a tomada de decisões conscientes e esclarecidas como verdadeiros cidadãos.

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