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dc.contributor.authorAbreu, Raquel de Sousa-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:20:58Z-
dc.date.available2022-04-13T17:20:58Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1885-
dc.description.abstractA escola é um ambiente de grande potencial educacional e cultural dentro da sociedade, logo, é necessário que esse tipo de edificação ofereça segurança no quesito infraestrutura, o que não acontece na maioria dos casos, principalmente quando se trata de segurança contra incêndio. Com isso, esse trabalho tem como objetivo avaliar o sistema de prevenção e proteção contra incêndio de algumas escolas públicas na Cidade de Cajazeiras-PB. Fazendo-se importante pelo fato dessas instituições possuírem profissionais sem conhecimento técnico sobre o assunto e usuários, crianças e jovens, sem capacidade de defesa suficiente para saírem de um episódio de incêndio. Essa pesquisa se dá através de um estudo de caso, de abordagem descritiva e qualiquantitativa, com aplicação do checklist, elaborado com base das condições mínimas de cada sistema segundo a normatização vigente. Um percentual de 80 % das instituições analisadas apresentou algum tipo de instalação de prevenção e proteção contra incêndio, sendo que 20% dessas instituições não possuem nenhuma dessas instalações, além disso, as instalações encontradas mostraram-se precárias e ineficientes, não atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos pela legislação, o que mais prevalecia nessas edificações era a presença de extintores, porém todos estavam com suas recargas vencidas, também era notório o despreparo dos funcionário. Todas essas falhas detectadas torna-se o ambiente inseguro, pondo em risco à integridade física dos seus ocupantes, além do patrimônio das instituições. Logo, é essencial que essas edificações se adequem o sistema de prevenção e proteção contra incêndio, dentro do que é preconizado pelas normas vigentes, realizando manutenções periódicas nos equipamentos e preparando os funcionários desses locais, para que assim essas instituições de ensino sejam de fato seguras e preparadas em um episódio de incêndio, visando defender vidas, proteger patrimônios e contribuir com a conservação do meio ambiente.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectIncêndiopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSistemas de prevenção e proteçãopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.titleAnálise de sistemas de combate a incêndio de escolas públicas na Cidade de Cajazeiras-PBpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

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