Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Abreu, Raquel de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T17:20:58Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T17:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1885 | - |
dc.description.abstract | A escola é um ambiente de grande potencial educacional e cultural dentro da sociedade, logo, é necessário que esse tipo de edificação ofereça segurança no quesito infraestrutura, o que não acontece na maioria dos casos, principalmente quando se trata de segurança contra incêndio. Com isso, esse trabalho tem como objetivo avaliar o sistema de prevenção e proteção contra incêndio de algumas escolas públicas na Cidade de Cajazeiras-PB. Fazendo-se importante pelo fato dessas instituições possuírem profissionais sem conhecimento técnico sobre o assunto e usuários, crianças e jovens, sem capacidade de defesa suficiente para saírem de um episódio de incêndio. Essa pesquisa se dá através de um estudo de caso, de abordagem descritiva e qualiquantitativa, com aplicação do checklist, elaborado com base das condições mínimas de cada sistema segundo a normatização vigente. Um percentual de 80 % das instituições analisadas apresentou algum tipo de instalação de prevenção e proteção contra incêndio, sendo que 20% dessas instituições não possuem nenhuma dessas instalações, além disso, as instalações encontradas mostraram-se precárias e ineficientes, não atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos pela legislação, o que mais prevalecia nessas edificações era a presença de extintores, porém todos estavam com suas recargas vencidas, também era notório o despreparo dos funcionário. Todas essas falhas detectadas torna-se o ambiente inseguro, pondo em risco à integridade física dos seus ocupantes, além do patrimônio das instituições. Logo, é essencial que essas edificações se adequem o sistema de prevenção e proteção contra incêndio, dentro do que é preconizado pelas normas vigentes, realizando manutenções periódicas nos equipamentos e preparando os funcionários desses locais, para que assim essas instituições de ensino sejam de fato seguras e preparadas em um episódio de incêndio, visando defender vidas, proteger patrimônios e contribuir com a conservação do meio ambiente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Incêndio | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de prevenção e proteção | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.title | Análise de sistemas de combate a incêndio de escolas públicas na Cidade de Cajazeiras-PB | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Engenharia Civil |
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