Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Samara Ferreira-
dc.contributor.authorFonseca, Rossane Keile Sales-
dc.contributor.authorFilho, Francisco Germano Leite-
dc.contributor.authorRicarte, Josefa Cristina Araújo-
dc.date.accessioned2022-05-04T12:27:35Z-
dc.date.available2022-05-04T12:27:35Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1917-
dc.description.abstractEste trabalho de investigação sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação TDICs na educação básica, objetiva analisar quais os principais impactos causados pelo uso das novas tecnologias (TDICs) no processo evolutivo de ensino aprendizagem e compreender como tais ferramentas podem contribuir para melhorar a educação no país. Para tanto, é importante ressaltar que desde as últimas décadas do século XX as tecnologias se fazem presentes influenciando os meios de comunicação e de aprendizagem, e com isso ressalta-se a importância de realizar a presente pesquisa para que as tecnologias sejam vistas sob um novo olhar por toda comunidade acadêmica e sua clientela, para um melhor desenvolvimento educacional, bem como o alcance de resultados promissores no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, os objetivos específicos são: Entender qual a importância das tecnologias no meio educacional; compreender qual o papel do professor frente as novas tecnologias educacionais; identificar quais são os principais desafios encontrados para o uso das TDICs no meio educacional e compreender quais são os benefícios de utilizar a tecnologia como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma abordagem teórica metodológica, onde foi pautada em uma pesquisa qualitativa, com caráter bibliográfico, que possibilitou aprofundar o conteúdo. Contribuíram para a pesquisa Araújo et al. (2017), Brasil (2000), Carmo e Ramos (2012), TIC Educação (2018), TIC Educação (2019), Silva (2016), dentre outros. Como resultados, observa-se que as tecnologias digitais de informação e comunicação têm grande importância na construção do conhecimento, tornando-se indispensáveis na educação contemporânea. Com tudo, se faz necessário a capacitação dos educadores dentro da temática tecnologia. Assim sendo, esta pesquisa contribuirá para identificação dos principais desafios que impedem o uso das tecnologias na educação, possibilitando aos acadêmicos e estudiosos traçar metas para sanar as dificuldades encontradas em meio ao processo, permitindo a sua implantação e utilização.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais de informação e comunicação TDICS na educação básica: Desafios e vantagenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Ensino de Ciências e Matemática